segunda-feira, 9 de junho de 2008

Questões a serem respondidas

Página 6

1. Pesquise em jornais e revistas exemplos de comportamentos sócios. No caderno, escreva o título do assunto, a data e o nome do veículo de comunicação que você usou. Cole seu recorte ou escreva um resumo do texto. Faça um comentário pessoal sobre o tema pesquisado.

2. Defina o conceito, objeto e objetivo das ciências sociais.

Ciências que estuda o comportameto humano ( social ) e suas manifestações.

Investigação cientifica; abrange varias disciplinas como a sociologia ; Economia ; Antropologia e Ciência política.

Ampliar o conhecimento sobre o ser humano em suas interações a ação social em suas diversas dimensões contribuem para um melhor entendimento da sociedade em que vivemos, fornecendo instrumentos que podem ajudar a transformá-la.

3. Quais são os principais campos de interesse de cada disciplina em que se dividem as ciências sociais .

Sociologia - Relações sociais e formas de associação,estudos dos grupos,dos fatos sociais, da divisão da sociedade em classes e camadas.
Economia - Objeto as atividades humanas , ligadas à produção, circulação , distribuição da renda num país, a politica salarial.
Antropologia - Estuda e pesquisa as semelhanças e as diferenças culturais entre os varios agrupamentos humanos, origem e a evolução das culturas.
Ciência Politica - Distribuição de poder na sociedade, formação e do desenvolvimento das diversas formas de governo.

4. Cite exemplos de dois fatos sociais explicando suas características

Temos casamentos como exemplo : porquê a pessoa escolhe com quem vai casar ,
dividir seus bens.
o livre arbitrio - que a pessoa tem o poder de escolher suas ações.A expressão costuma ter conotações objetivistas e subjetivistas. No primeiro caso indicam que a realização de uma ação por um agente não é completamente condicionada por fatores antecedentes. No segundo caso indicam a percepção que o agente tem que sua ação originou-se na sua vontade . Tal percepção é chamada algumas vezes de "experiência da liberdade".

5. Explique uma das contribuições de Durkheim para a analise dos fatos sociais e sua conceituação de sociologia

A sociologia por Durkheim seria a ciência que estuda os fatos sociais, possuindo estes três características: são fatores externos ao indivíduo, gerais, em determinada coletividade e coercitivos.Sendo um positivista, Durkheim pretendia aproximar as ciências humanas das ciências naturais, no que se refere ao método. Foi bastante influenciado por Comte. que pretendia fundar a física social.




Questões a serem respondidas