segunda-feira, 17 de março de 2008

Ideologia x globalização


A ideologia neoliberal falsifica a realidade, levando o homem a acreditar (alienação) que é nas grandes catedrais de consumo nos centros comerciais que ele será feliz. E esta alienação repercute-se no dia a dia do cidadão.

Na ânsia de muito “ter”, porque só assim “existe”, o homem torna-se um trabalhador a tempo inteiro, com todos os custos sociais que isso tem para a família e jovens.

terça-feira, 4 de março de 2008

Criticivida - critica !

Números oficiais, indicam que o Carnaval de Salvador é uma das maiores festas populares do mundo e a época de festa que recebem mais turistas, pra ser exata, 500 mil. Devido a essa quantidade de pessoas no Carnaval, o consumo de comidas e bebidas é muito grande, cerca de 2,5 milhões de litros de cerveja, 1 milhão de litros de refrigerantes e 800 mil litros de água mineral consumidos.

Em função desta festa, são gerados 130 mil empregos formais temporários e o mercado informal abre 25 mil vagas para vendedores de comidas e bebidas.

Os que mais lucram no Carnaval, são os empresários por tomarem conta dos blocos

e apresentarem as estrelas da música, um dos principais, Camaleão que lucra 2,3 milhões de euros. Mas apesar de consumir tanto, não assumem custos com a festa.

A “exclusão” do blocos afros no carnaval de salvador. E todos os anos eles são sempre os últimos a desfilarem nos principais circuitos da folia, de uma certa forma as pessoas podem enxergar isso como preconceito.Os blocos afros querem apenas direitos iguais para todos, desfilar em um horário digno como os outros blocos representaria muitas coisas para eles, pois muitas vezes no horário em que desfilam não tem praticamente nenhum folião no circuito.Enfim,eles só querem um horário bom para desfilar para quer as pessoas possam perceber a sua beleza e sua importância nos circuitos da folia.

Ainda focalizando ao quesito fila , os representantes dos blocos afirmam que colocaram ordem, que deixaram mais organizados os desfiles pós a implantação das filas, mais ainda não se vê a igualdade dos direitos , alegam que não colocaram os blocos afros sendo os blocos de antiguidade por que na época não se viam uma organização e estrutura adequada para o local. Vemos ai a desvalorização com os blocos afros , não tem nada a ver que os negros não iriam agüentar o sol de meio dia , a muitos anos atrás , os escravos trabalhavam debaixo de sol rachando e ainda descalços , então isso não serve como justificativa. Se existisse mias empenho do governo para com os blocos afros e se mostrassem apreço pela cultura baiana , o numero de foliões seria bem maior que esses de hoje em dia.

Na maior parte do país o índice de homicídios tem caído, principalmente em São Paulo, por conta do desarmamento e iniciativas em nível municipal.

Já em Salvador, o índice de homicídios cresceu muito de 2002 para 2006.

Porto Seguro está em primeiro lugar em uma das cidades mais violentas do interior do estado. O governador Jaques Wagner se declarou consciente da gravidade do problema, embora tivera anunciado que ouvirá especialistas e analisará estatísticas, com o fito de criar uma estratégia vencedora.

“ Criança não trabalha , criança dá trabalho “ , trecho de um certo comercial da TVE.

Vemos que hoje em dia , isso é totalmente ao contrario , crianças pertencentes a classe baixa no período do carnaval são levados pelos pais para trabalharem . Trabalho esse que fica cansativo para os menores de idade que é catar latinhas, certo comentário de mãe relata que “ no período , gostaria que seus filhos se divertissem , mais como eles não tem dinheiro para o sustento acaba levando eles para catarem as latinhas, para garantir o sustento da semana ou do dia “ .
Foram feitos investimentos para suprir a segurança das pessoas, construindo uns contêineres com todo conforto , mais para que comodidade ? Para abrigar pessoas que cometerem infração nos dias da folia, o governo acredita que fazendo isso irá reduzir as infrações , porque não aplicam programas ? ações ?
E ainda ter 8 fugitivos ? grandes avanços ....
O carnaval é que nem uma mascara , por fora aquelas cores , festas ,musicas , pessoas bonitas . Por tras é a violência , a pobreza , a desvalorização , problemas e mais problema . Quando é que realmente eles vão tomar uma atitude digna de ser aplaudida como fazem nos shows ?

postado por pri,ray,thay e tali